ANÁLISE INDIVIDUAL DA EQUIPE COMERCIAL, FAÇA ISSO ANTES DE LANÇAR SUA NOVA ESTRATÉGIA DE VENDAS!

Muitas empresas fazem lançamentos de novas campanhas de vendas, organizam encontros, divulgam campanhas agressivas de premiação para os vendedores que atingirem as metas, CONTRATAM PALESTRAS MOTIVACIONAIS, fazem um grande barulho, tudo com o intuito de aumentar as vendas, porém é muito comum que no final do período destas promoções os resultados não sejam melhores, muitas vezes até pioram. Isso ocorre pelo fato de não se fazer uma análise correta de algumas informações, uma delas, se refere a equipe de vendas, tem muita empresa que acha que seu melhor vendedor é o que vende o maior valor e se esquece de levar em consideração a inadimplência, reclamações, problemas e perdas geradas por clientes deste vendedor. Outro fator é achar que dinheiro é o maior motivador de vendas e sair prometendo grandes prêmios antes de perceber se a equipe está preparada técnica e mercadologicamente para superar os novos desafios.

Vender hoje requer muito preparo, talento e esforço, tanto dos vendedores, quanto das empresas, então antes de lançar sua nova campanha comercial faça uma análise da sua força de vendas, analise cada vendedor ou vendedora, descubra qual a média de contatos dia, a média de visitas, entrevistas, ligações ou atendimentos, destes, quantos se transformam em entrevistas de vendas, das entrevistas quantas se tornam vendas concretizadas, quantas se tornam possíveis negócios e até mesmo o número de negativas, essas informações são determinantes para a qualificação de sua equipe e fundamentais para o sucesso de suas campanhas de vendas.

Fazendo uma análise individual a empresa consegue perceber os pontos fortes e frágeis de cada componente do time, por exemplo: se um vendedor tem um alto valor de vendas, porém um percentual grande de negativos, pode ser um sinal que este vendedor gosta de vender valores altos e tem dificuldade de vender para clientes menores, outra situação muito comum é quando o vendedor ou vendedora tem uma alta taxa de conversão de clientes entrevistados porém o valor vendido é pequeno, isso indica que provavelmente esta pessoa tem medo de oferecer valores mais altos ou uma variedade maior de mercadoria e  perder a venda.

Além disso é muito importante saber o ticket médio de cada profissional, se ele pratica o cross selling e o up selling de forma adequada, se conhece profundamente a empresa e seus produtos, qual região ele tem o melhor desempenho, quais são as objeções que ele tem maior dificuldade em administrar, ou seja, antes de lançar qualquer campanha de vendas analise sua equipe, perceba como melhorar o resultado de cada um, aí sim, faça barulho, ofereça bons prêmios, contrate um palestrante para motivar a “galera”       ( se eu for o escolhido ficarei muito feliz ) e faça o lançamento de uma bela campanha de vendas.

Lembre-se: não podemos COBRAR antes de QUALIFICAR!

Sucesso e ótimas vendas!  Hai !!
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